Dicas de segurançaInterfonia

A evolução da interfonia

Vai longe o tempo em que as pessoas chamavam os residentes batendo palmas ou com o velho “ôh, de casa”, não é mesmo?

O tempo passou. E com ele, o aumento da preocupação zelando pelas entradas, para que sejam cada vez mais seguras e se obtenha o reconhecimento de visitantes bem antes.

Tudo começou com a campainha elétrica, inventada em 1837 por Johann Philipp e, apesar de usada por anos a fio depois de sua primeira produção, não resolvia um problema crucial: a identificação de pessoas antes de uma possibilidade de fácil acesso.

Como uma medida de impedir coações por meio desse primeiro contato pouco defensivo, a interfonia nasceu.

Surpreendentemente, sua invenção não data longe das campainhas: apenas dois anos após a invenção do telefone, por Graham Bell em 1894, o então chamado comunicador interno para visitantes era um luxo para poucos, porém, desde muito cedo, uma medida protetiva funcional.

A interfonia e a segurança

Como mencionamos anteriormente, a função principal da evolução da interfonia sempre visou maior conforto e segurança no trâmite de acessos. 

Com a evolução contínua da tecnologia, é praticamente incomum encontrar complexos que não possuam recursos de interfonia para permitir a entrada de visitantes em instalações residenciais e comerciais.

Manter ambientes protegidos e livres de entrada não autorizada é uma prerrogativa da tecnologia de interfonia.

A exemplo de sua alta funcionalidade em termos de segurança, casos de criminalidade, com coação dentro de sua própria residência, começam sempre com a falta de controle de quem chega e o fácil acesso de assaltantes a habitantes da casa.

Por isso, caso seu bloco residencial ou sua empresa não conte com uma interfonia funcional que permita fácil identificação, é hora de investir nisso já.

Tipos de interfone já utilizados

Os interfones antigos, que ainda estão presentes em vários empreendimentos, restringem-se ao contato por voz. 

Agrupados com todos os possíveis acessos de um complexo, funcionam com tecnologia discada e configuram a interlocução, como numa chamada telefônica, e subvertem em muito os conceitos de segurança atuais, em que visualizar com assertividade quem adentra um empreendimento é fundamental.

Quando a única forma de contato com a área externa é exclusivamente um canal de voz, você precisa acreditar no que a pessoa diz. 

Se alguém mal-intencionado diz ser alguém que não é (amigo ou prestador de serviço, por exemplo) e portões ou portas são abertos, a situação pode, rapidamente, transformar-se num perigo real. 

Nesses casos, recomendamos algum tipo de conferência de informações mais específica, como documentos ou perguntas-chave. No entanto, não é a melhor forma de se proteger, tendo em vista o quanto a interfonia evoluiu com baixo custo de renovação.

Para você entender melhor, conheça os interfones já utilizados:

Interfone analógico

O interfone analógico é um sistema simplificado que consiste em um aparelho de comunicação entre o interior da casa e a entrada do condomínio ou da empresa.

Com ele, o morador pode realizar a liberação da porta de entrada por meio de um simples botão.

Esse tipo de interfone é recomendado para condomínios com poucos apartamentos ou empreendimentos menores e a comunicação entre blocos só é possível por intermédio da portaria.

Interfone digital

Como o nome sugere, a base de transmissão deste interfone é digital. Ele é mais prático e a sua instalação é semelhante à do interfone analógico, com a colocação de aparelhos externamente e internamente.

Entretanto, há uma diferença enorme uma vez que é possível realizar a comunicação direta entre condôminos, não sendo necessária a intermediação da portaria.

Porteiro GSM

Outro tipo de interfone para condomínio que ganhou destaque no mercado nos últimos anos é o porteiro GSM. Essa tecnologia realiza a comunicação entre a portaria e os apartamentos sem o uso de cabeamento. Em suma, podemos dizer que é um interfone vinculado a uma interface celular, que permite ao morador atender chamadas via rede GSM por meio de um celular.

Interfonia DIVS

Para resolver de uma vez por todas o acesso por voz, a DIVS investiu em alta tecnologia para assegurar um controle muito mais preciso de quem pode acessar o interior de um bloco com a interfonia digital.

Na DIVS, os sistemas de interfonia são modernos e podem ser equipados com diversos itens, como Porteiro Eletrônico, Videofone e Identificador de Chamadas. Tudo para garantir que você saiba quem vai entrar, tenha mais autonomia para impedir que pessoas suspeitas violem sua segurança e reúna recursos de chamadas entre condôminos e acessos via celular, para sua maior comodidade.

Totalmente livres de redes elétricas, os interfones não param de funcionar em blackouts e asseguram que, seja qual for a situação, você não passe por surpresas.

O sistema ainda pode ser integrado à abertura e ao fechamento de portas, impedindo que, ao forçar algum tipo de situação, invasores consigam burlar o acesso à localidade protegida.

Caso você more ou empreenda em localidades de acesso facilitado, não hesite! Troque o acesso de voz restrito por controle visual. 

Aprimore o acesso de pessoas a seu patrimônio com a interfonia DIVS.
Converse com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Menu