O Brasil apresenta altos índices de roubo de automóveis, e isso prova que, quando o assunto é proteção veicular, muitas vezes apenas o seguro não é suficiente. Em uma situação como essa, precisamos de ações rápidas e informações precisas, coisas que uma seguradora nem sempre oferece.
Para isso existe o aparelho de rastreamento veicular, um dispositivo que usa a tecnologia de geolocalização para localizar o seu carro de forma mais rápida e segura.
Você já pensou em instalar um desses no seu veículo? Abaixo, explicamos como funciona e por que você não deve abrir mão desse dispositivo!
Como funciona o rastreamento veicular?
Existem vários modelos de rastreador, que podem utilizar tecnologias diferentes.
GPS – (Global Positioning System)
Essa sigla você já deve conhecer muito bem, pois qualquer pessoa possui um GPS no seu smartphone. Não é à toa que este é o sistema mais preciso e mais utilizado atualmente, e permite que o veículo seja localizado em qualquer lugar, mesmo a uma grande distância.
Radiofrequência
Como o próprio nome já diz, nesse aparelho, a localização do veículo é determinada por ondas de rádio, que são transmitidas por antenas receptoras. A desvantagem desse modelo em relação ao GPS é que ele tem alcance limitado, ou seja, não encontrará o veículo se ele estiver muito longe.
O rastreador emite sinais de localização informando as coordenadas geográficas, que são enviados a uma central de monitoramento — ou diretamente ao seu smartphone —, para que você saiba exatamente onde o seu veículo está, mesmo que esteja parado ou em movimento.
Hoje, o aparelho de rastreamento veicular funciona da mesma forma que o GPS do seu celular. Com ele, é possível saber por onde o veículo já passou, a que velocidade está, a que horas entrou ou saiu de um local e até visualizar imagens, ou seja, ele fornece todos os dados necessários para que o seu veículo seja encontrado o mais rápido possível.
Conheça os 5 benefícios de possuir um aparelho de rastreamento veicular
Já falamos acima sobre a precisão das informações desse equipamento, o que já é um grande benefício, pois aumenta muito as chances de encontrar o veículo em caso de roubo, ou mesmo identificar o assaltante em caso de furto. Mas há outras vantagens que você precisa conhecer:
1. Reduz o custo do seu seguro
Isso mesmo. Ter um aparelho de rastreamento em seu veículo diminui a probabilidade de roubo, e isso é levado em conta pelas seguradoras. Com isso, você pode obter um bom desconto no valor do seguro.
2. Oferece mais segurança para o condutor e passageiros
A tecnologia de rastreamento traz mais agilidade e segurança, o que significa que você e sua família serão localizados rapidamente caso estejam sendo vítimas de um sequestro, por exemplo.
3. Funciona mesmo sem internet
Caiu a rede? Não se preocupe, pois o aparelho continuará em operação.
4. Tem funções de monitoramento
Ao instalar um rastreador veicular no seu carro, ele estará sempre protegido. A central de informações realiza o monitoramento 24h.
5. Sem burocracia na contratação
Contratar um aparelho de rastreamento veicular é bem simples e não exige análise de perfil, como o seguro, além de o investimento ser bem mais baixo. Porém, é bom lembrar que um não substitui o outro. O ideal é ter os dois.
Como a DIVS pode ajudar você a proteger seu veículo?
A DIVS tem o aparelho de rastreamento veicular com a melhor tecnologia do mercado e todos os benefícios citados acima, garantindo a máxima segurança do seu veículo.
Temos ainda a central de monitoramento 24h e também o serviço para frotas e entregas, fazendo o controle de cargas e encomendas.
Quer saber mais sobre rastreamento veicular? Entre em contato e solicite um orçamento!