Dicas de segurança

Como funciona a portaria remota?

A portaria remota, apesar de parecer algo futurista e diferente para muitos
moradores, é uma solução viável para muitos condomínios que querem reduzir custos.

É um sistema de operação à distância de uma portaria, na qual funciona 24 horas por dia. Esse sistema alia um maior controle de acesso ao condomínio, por ter uma central de monitoramento, com vigilantes especializados acompanhando a entrada e saída de visitantes, prestadores de serviços e dos moradores.

Pretendendo acompanhar esse fluxo de pessoas transitando no condomínio de forma propícia e eficiente é necessário que, o sistema de portaria remota possua uma infraestrutura e tecnologia de ponta adequados. Para ser capaz de funcionar assertivamente e conseguir cumprir com o que propõe, de fato, são necessários alguns equipamentos como:


• Biometria, cartão, apps ou tags:
esses equipamentos permitem entrada e saída de moradores. Ele terá que registrar um dos dedos para poder ter acesso ao condomínio. Sistemas de cartão, tags e até aplicativos podem ser utilizados para acionar os portões da garagem e também para permitir o acesso a portaria.


• Sistema de internet/telefonia: toda a comunicação entre a empresa contratada e o condomínio é feita via internet. Com isso, se torna fundamental a contratação de um serviço de provedor de internet e que haja um plano B caso ocorra um problema de conexão, ou de sistema fora do ar.

• Câmeras: além de registrar, os sistemas de câmeras transmitem imagem e som via internet. Eles são fundamentais para uma boa comunicação entre operador e morador/visitante do condomínio. É por meio das imagens transmitidas pelas câmeras, que a central de monitoramento conseguirá identificar quem são as pessoas que estão transitando no condomínio e em caso de perigo acionar a polícia.


• Gerador ou sistema de Nobreak: haverá a necessidade da implantação de um pequeno gerador, ou nobreak, pelo menos para os portões e equipamentos de segurança e comunicação, em caso de queda de energia. Com isso o condomínio conseguirá suprir essa queda de energia e fazer com que o sistema não pare de funcionar. Em casos excepcionais de muita demora da volta de energia, será encaminhado um funcionário para operar a portaria até que a situação seja regularizada.


• Botão de pânico: A empresa disponibilizará um aplicativo que possua essa função. Esse botão é uma maneira rápida de acionar a empresa de segurança em caso de algum problema, sem levantar suspeitas, caso esteja em uma emergência. A empresa olhará as câmeras e se confirmado algo suspeito ou uma emergência, rapidamente, se mobilizará chamando a polícia para ir até o local averiguar a situação.

Backup das imagens: se o prédio solicitar, por meio de sistemas de
armazenamento, como a nuvem, é fundamental que as imagens do dia-a-dia do condomínio sejam guardadas. Para que a portaria funcione adequadamente, esta solução inovadora é indicada para condomínios que contêm de médio a pequeno porte. Essa medida é tomada para que, quando alguém tocar o interfone, o operador da Central, possa acompanhar a
chegada virtualmente e proteger o condomínio contra tentativas de roubos.

Menu