Muitas pessoas que querem garantir a segurança em casa constroem muros altos e portões praticamente impenetráveis. No entanto, essas atitudes podem não ser as melhores formas de proteger sua residência.
Na verdade, muitos erros são cometidos justamente em situações que acreditamos estar mais seguros. Por isso, é preciso ter atenção redobrada.
Confira abaixo os 5 erros mais comuns cometidos quando o assunto é segurança em casa e saiba como evitá-los!
1. Sinais de consumo de bens valiosos
Pouca gente repara nisso, mas o lixo que é deixado exposto na porta de casa pode dar sinais de que o local tem bens valiosos. Por exemplo, caixas de TV, relógio e celular jogado no lixo podem demonstrar seu poder de compra e atrair os ladrões.
Sendo assim, em caso de descarte, é recomendável rasgar as embalagens de produtos de alto valor. Procure picotá-las de modo que não seja possível identificar o que havia dentro.
2. Portões ou muros com estruturas escaláveis
De nada adianta construir um muro ou instalar um portão alto que pode ser escalado. É preciso reforçar a segurança e dificultar a ação dos bandidos.
Nesse caso, uma ótima alternativa é trocar os portões vazados que permitem o encaixe dos pés. Observe também se o muro do fundo da casa tem alguma estrutura de apoio que facilite uma possível escalada para dentro da residência.
3. Portão com basculante
Ao contrário do que muitos pensam, o portão acionado por controle remoto não é muito seguro. Isso porque uma trava pode ser retirada manualmente em caso de falta de energia elétrica.
Situações como essa facilitam a entrada de estranhos na casa. Para aumentar a segurança, uma alternativa é acoplar um cadeado nesta trava.
4. Muros muito altos e portões de superfície fechada
Se o muro da sua casa for muito alto ou a superfície dos portões forem fechadas, é preciso rever isso. O motivo é que esse tipo de estrutura dificulta que vizinhos ou outras pessoas observem qualquer movimentação suspeita dentro de sua residência. Nesse caso, se algum ladrão conseguir entrar no local, ninguém de fora perceberá, o que facilitará a ação dos bandidos.
5. Cortinas de tecido leve
Uma casa muito exposta também pode comprometer a segurança. Esse é o caso das residências que contam com cortinas translúcidas que permitem visualizar o interior do local à distância. Nesses casos, com as luzes acesas à noite, será possível ver a movimentação de fora da casa, tornando ainda mais fácil os furtos e roubos.
Sendo assim, a melhor opção é trocar as cortinas translúcidas por modelos de tecidos mais grossos ou confeccionadas em outro material que dificulte a visão da casa pelo lado externo.
Esses foram os principais erros de segurança em casa. Para contornar esses deslizes, uma alternativa eficiente é contratar uma empresa de segurança para a sua residência. Dê preferência para aquelas que possuem tradição no mercado e que contam com produtos e serviços modernos.
Agora que você já sabe como evitar esses erros em casa, que tal ajudar outras pessoas a fazer o mesmo? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam de dicas de segurança para casa!