Dicas de segurança

Como a arquitetura pode contribuir para a segurança da sua casa?

Algumas intervenções no ambiente podem fazer a diferença no visual e na funcionalidade de casa. Mas você sabia que também é possível usar a arquitetura para segurança do imóvel?

A incorporação de itens como iluminação, paisagismo, e otimização de espaços pode ser pensada de modo a incrementar deixar a residência mais protegida.

Quer saber como a arquitetura pode contribuir para isso? Então conheça algumas medidas que além de embelezar, podem melhorar a funcionalidade e a segurança de todos os ambientes!

Caprichando na iluminação

Faz tempo que a iluminação deixou de ser utilizada apenas para clarear o ambiente. Com as novas tecnologias, esse item vem sendo usado para potencializar as sensações e as funcionalidades desejadas para cada recinto.

É possível, por exemplo, controlar as luzes de modo a imprimir conforto, tranquilidade, alegria ou aconchego. Os dispositivos modernos, como sensores de presença podem ligar ou desligar as luzes de acordo com a movimentação do local.

Essa tecnologia permite também o acendimento das lâmpadas ao anoitecer e o desligamento ao amanhecer. A iluminação das entradas e caminhos que levam a espaços internos do imóvel pode receber dispositivos para um funcionamento mais prático e eficiente.

Vale lembrar que as estruturas da casa devem ser preparadas para receber todos os elementos necessários para a iluminação desejada e que os materiais utilizados (como fios e interruptores) devem ser da melhor qualidade.

 Além de se tornarem aliados na segurança de sua moradia, esses recursos tecnológicos geram economia de energia, o que ajuda a natureza e o seu bolso.

Pensando no paisagismo

A questão da segurança deve ser pensada na hora de escolher o projeto paisagístico. Para isso, deve-se evitar o plantio de árvores de grande porte ou arbustos muito cheios perto da entrada ou no caminho que leva à porta da residência.

Afinal, esses elementos podem servir de esconderijo para bandidos ou fazer sombra que prejudicam a mobilidade no local e ainda dificultam a visualização de algum evento suspeito.

Dimensionando os espaços

A perfeita integração de cada espaço às necessidades dos moradores vai tornar a casa mais segura e convidativa. Para esse propósito, a quantidade de pessoas que frequentam a residência, a faixa etária e a rotina de cada membro da família devem ser estudadas a fim de facilitar a implementação dos itens necessários à segurança.

De posse desses dados, será possível dimensionar o número de cômodos necessários e a otimização de cada de espaço. Será possível ainda, estabelecer a quantidade de acessos a casa, como portões, portas e garagens, assim como a localização ideal de cada um.

Para o fechamento do perímetro da propriedade, deve-se se analisar a melhor opção entre grades, muros e alambrados. Já, as portas e janelas, instaladas em locais acessíveis, podem receber grades, vidros mais resistentes e trancas eletrônicas.

Os projetos eficientes e contemporâneos devem respeitar as dimensões mínimas corretas para cada cômodo, visando o conforto nas atividades cotidianas dos moradores. Dito isso, itens que facilitam a mobilidade e a segurança são sempre bem-vindos.

Aproveitando as grades na arquitetura para segurança

Além de incrementar a segurança da casa, essas estruturas podem dialogar com a decoração, imprimindo beleza e charme ao ambiente. Elas podem ser pré-fabricadas ou feitas por encomenda.

Para a fabricação dessas peças, são usados vários materiais, como ferro, alumínio e metalon. Veja algumas opções:

Grades para portas e janelas

Elas podem ser fixas ou móveis e as barras podem ser horizontais ou verticais. As horizontais podem servir de escada, o que é perigoso para crianças e animais. Esse modelo é mais indicado para a parte externa da residência.

Grades para cercar residências

Elas podem ser usadas para substituir os muros ou podem ser intercaladas a eles. O modelo horizontal é uma forte tendência. Uma ótima opção para aumentar a proteção da propriedade é a instalação de cerca elétrica em grades externas e muros.

Grades para sacada

Elas são usadas como guarda-corpo e ajudam na utilização mais segura de espaços, como varanda e sacadas. Além das peças em metais, o guarda-corpo em vidro está em alta. Vale ressaltar, ainda, a importância da qualidade do material usado em qualquer modelo para garantir a segurança do uso.

Prevenindo acidentes e prejuízos

A segurança da casa passa pela prevenção de incêndios e acidentes domésticos, que podem causar sofrimentos e prejuízos financeiros. Para prevenir incêndios, é aconselhável acrescentar ao projeto itens como detectores de fumaça e fogo com alarmes, saídas e iluminação de emergência e extintores de incêndio.

 Alguns produtos, como os vernizes especiais aplicados em madeira, tecidos e outros materiais dificultam a propagação do fogo. Existem também selantes para as tubulações e tintas que evitam que as chamas se alastrem.

Conforme já foi dito, é preciso providenciar a segurança de todos os moradores. E, em casas onde moram crianças e idosos, esse cuidado deve ser redobrado com a finalidade de evitar acidentes.

Além da fixação de corrimão nas escadas e barras de apoio nos banheiros, devem-se evitar degraus entre os cômodos e, de preferência, instalar pisos antiderrapantes, principalmente nas áreas molhadas como quintal, cozinha e banheiro.

Aliando-se à vigilância eletrônica

As inovações tecnológicas estão aí para facilitar nosso dia a dia. Então, por que não aproveitá-la para potencializar a segurança de nossa moradia?

O monitoramento eletrônico completo utiliza dispositivo, como CFTV com câmeras, sensores de presença e alarmes, que podem ser controlados remotamente por aparelhos como tablet e smartphone.

As portas e os portões eletrônicos também podem ser acionados por esses dispositivos. Esse recurso ainda facilita a vida das pessoas com mobilidade reduzida e das crianças.

Os espaços monitorados podem ser ligados a uma central controlada por empresa de vigilância. Ao sinal de alarme ou à visualização de algum evento suspeito, essa central se comunica com a empresa, que aciona imediatamente as autoridades.

O bom é que esse sistema está cada vez mais acessível e além de segura a sua casa vai ficar moderna. Ao eleger essas ferramentas tecnológicas para a sua residência, você verá que o custo-benefício vale a pena. Afinal, a tranquilidade e a proteção de toda a família devem vir em primeiro lugar!

Agora que você viu como é possível morar em um lugar lindo, seguro e acolhedor, aposte em um projeto arquitetônico que incorpore todos esses benefícios ao seu imóvel!

Gostou de entender a importância da arquitetura para segurança? Então curta nossa página no Facebook e continue por dentro das mais modernas soluções de segurança para todos os tipos de imóveis!

Menu