Convivemos diariamente com a sensação de insegurança, e qualquer medida que podemos tomar para atenuar os riscos é bem-vinda. Nesse sentido, uma das nossas maiores preocupações é a segurança ao chegar em casa.
Embora os sistemas de monitoramento de segurança estejam em alta, é claro que ninguém está imune aos perigos da vida urbana. No entanto, existem algumas atitudes que podemos tomar para prevenir contra a ação de criminosos.
Para ajudá-lo, listamos aqui 5 dicas que visam aumentar a sua segurança ao chegar em casa:
1. Olhe ao seu redor
Ao entrar na rua de casa, já fique atento e observe se não há pessoas ou movimentações suspeitas. Se você avistar ônibus, vans ou caminhões estacionados por perto, redobre a atenção. Esses veículos podem servir de esconderijo para pessoas mal-intencionadas.
Caso veja alguém suspeito, dê uma volta no quarteirão e, se a pessoa continuar por ali, não entre e avise a polícia. O mesmo é válido para quando você perceber que está sendo seguido. A solução é não dar indícios de qual é sua casa e ligar para o 190.
2. Seja rápido
Lembre-se sempre de que bandidos optam por pessoas distraídas. Se você fica com seu carro parado por muito tempo na porta de casa ou demora para abrir o portão, eles terão tempo suficiente para agir.
Portanto, seja rápido! Se houver alguém em casa, ligue e avise que está chegando: a pessoa pode agilizar a abertura do portão. Caso esteja sozinho, ao descer do carro para abrir o portão, desligue-o e tire as chaves da ignição.
Inclusive, uma boa alternativa para evitar esse tipo de situação é o portão automático. No mercado atual, já existem alguns modelos que abrem e fecham mais rápido que os antigos.
3. Mantenha a frente da casa bem iluminada
É claro que não é possível deixar uma luz acesa no seu portão o tempo todo, mas luzes com sensor de presença podem acender automaticamente assim que você chegar.
Além disso, caso a iluminação da rua esteja com problemas, ligue imediatamente para a prefeitura ou órgãos responsáveis para que o serviço seja restabelecido. Ambientes escuros favorecem a ação de criminosos.
4. Tranque o portão antes de descarregar as compras
Caso você tenha feito compras, entre na garagem e tranque bem o portão antes de descarregá-las. Evite “dar bandeira” com o porta-malas aberto em plena rua e as mãos cheias de sacolas. Mais vulnerável que isso, impossível!
5. Instale equipamentos de segurança
As câmeras e alarmes de segurança ajudam a aumentar a proteção da sua casa. A maioria dos modelos de câmeras atuais permitem que você acompanhe, através do seu smartphone, a movimentação em frente à sua casa ou na rua.
Os alarmes também podem ser programados para tocar em outro local sempre que acionados. Dessa forma, é possível saber, antes de chegar à rua, se algo fora do comum está acontecendo.
Se a casa estiver sozinha e o alarme disparou ou se algum desconhecido estiver parado em frente por muitas horas, descarte a ideia de ir até lá sozinho. Chame a polícia e não corra o risco de se tornar mais uma vítima!
Se você gostou das nossas dicas de segurança ao chegar em casa, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você também zela por eles.
Sua proteção é o nosso negócio.