Dicas de segurançaRastreamento veicular

Rastreador veicular: conheça os principais tipos do mercado

Responsáveis pelo controle e localização de veículos, os rastreadores veiculares ganham cada vez mais espaço como ferramentas indispensáveis.

Funcionais, de baixo custo e seguros, os aparelhos oferecem precisão e dão a característica mais importante em segurança aos veículos: o controle de saber onde o carro, moto, caminhão ou frota está em tempo real e de forma integral.

Para garantirem sua funcionalidade, os rastreadores contam com três componentes principais que permitem saber, de maneira sincronizada e atualizada, onde seu veículo está: o rastreador veicular, um sistema de comunicação (que integra o rastreador ao meio de controle remoto e sistemas de informação que trafegam entre o equilíbrio do sistema), e a ferramenta utilizada pelo usuário para o controle de localização.

Divididos por vários tipos e tecnologias, os rastreadores veiculares somam ao seguro um importante potencializador.

Se, por exemplo, seu carro for roubado hoje e contar com o seguro veicular apenas, as chances de encontrá-lo são de 32%, dependendo do modelo, de acordo com estimativas emitidas pela SEJUP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). 

O percentual remete a um carro encontrado para cada três roubados e pode aumentar drasticamente caso quadrilhas utilizem técnicas de desmanche do veículo.

Apesar de assegurado, caso você passe por este tipo de situação com seu veículo, o seguro não indenizará peças automotivas nas quais você investiu, itens pessoais ou cargas, transformando a oportunidade de encontrar o veículo furtado em uma necessidade real para não ter prejuízos.

Para que você entenda melhor, segundo dados do levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), somente no ano de 2019, foram registradas 22 mil ocorrências de roubo de cargas nas rodovias brasileiras. O custo dos prejuízos a empresas e corporações chegam a R$ 1,5 bilhão por ano.

Versados de diversas tecnologias disponíveis no mercado, os rastreadores veiculares são a chave para impedir danos financeiros extremos e, por isso, explicaremos tudo sobre eles para você.

Conheça os 3 principais tipos de rastreadores veiculares

Com diferenças significativas entre si, os três principais tipos de rastreadores utilizados no mercado atualmente, são:

Rastreador Via Satélite (GPS)

Com foco nas informações via satélite, os rastreadores veiculares por GPS emitem informações sobre latitude, longitude e posição geográfica.

Através de cálculos de triangulação com equipamentos na órbita da Terra, as coordenadas são decodificadas e repassadas à central que, por sua vez, transforma os dados em endereços.

Um ponto importante sobre este tipo de tecnologia é que, apesar de muito aproximada, a localização não é exata. Vale considerar ainda que, por não precisarem de torres de celulares no envio de dados, possibilita encontrar veículos em áreas remotas, muito embora o aparelho seja grande o bastante para haver necessidade de instalá-lo acima do carro.

Rastreador por Radiofrequência (RF)

Conduzidos por ondas eletromagnéticas, os rastreadores veiculares por radiofrequência criam  “barreira de proteção” por todo o veículo protegido.

Para que funcionem realmente, é preciso que a região possua torres de rádio para uma boa comunicação com a central, contudo, são muito mais precisos que rastreadores GPS.

Apesar de mais baratos e eficientes que os coordenados por GPS, os rastreadores veiculares por radiofrequência possuem apenas cobertura regional e devem ser evitados por pessoas que necessitam do rastreador para viagens mais longas.

Rastreador veicular GPRS

Esta tecnologia é a mais precisa entre todas as opções de rastreadores veiculares.

O GPRS transmite dados por pacotes, o que permite a capacidade de amplificar exponencialmente a transferência de Sistema Global para Comunicação Móvel, o GSM (Global System for Mobile Communication).

Em outras palavras, a tecnologia é gerida por um chip que permite o rastreamento de modo semelhante aos celulares.

Com recebimento de informações através de tecnologias GPRS, este tipo de rastreador veicular transmite dados por padrões digitais para os servidores da Central de Monitoramento, viabilizando informações mais precisas e em tempo real aos clientes que utilizam.

Com a exclusiva vantagem de possuir uma comunicação ativa em tempo integral, a tecnologia GPRS alcança uma transmissão de 40 kbps, contra 12 kbps das outras tecnologias.

A velocidade muito superior possibilita um compartilhamento de recursos mais amplo e maior capacidade de gerenciamento, criação de informações e maior precisão em ambientes cobertos ou fechados, por exemplo.

Mais modernos e com tecnologia mais avançada, os rastreadores veiculares GPRS fazem uso do processo M2M (máquina por máquina), o que diminui consideravelmente a necessidade de manutenções e se comunicam mais precisamente com a Central de Monitoramento em tempo real, via internet.

Dinâmica e totalmente acessível, essa é a tecnologia em rastreamento veicular que a DIVS oferece para sua frota.

O Rastreamento Veicular DIVS gerencia veículos e frotas

Ao inovar na tecnologia GPRS, a DIVS investiu em tecnologia de alta precisão e controle virtual para você.

Nosso aparelho disponibiliza funções exclusivas para garantir que haja controle real na rota percorrida pelo veículo protegido:

  • Você saberá quando foi ligado e desligado;
  • Terá informações sobre localização e velocidade;
  • Poderá controlar a rota em tempo real por meio do aplicativo DIVS;
  • Receberá notificações em seu celular sobre as alterações e
  • Terá total disponibilização do histórico das rotas.

Além dos diferenciais que somente a DIVS oferece, você ainda poderá controlar administrativamente o movimento de cargas e encomendas, mantendo seu patrimônio sob controle absoluto, reduzindo custos com seguros e otimizando estratégias.

O desenvolvimento de tecnologias acima do mercado é uma premissa da DIVS que você já conhece.

Controle seus veículos com o rastreador veicular DIVS.

Menu