Dicas de segurançaConcertina

Concertina: você sabe o que é?

Considerada um dos métodos mais eficazes para a segurança e proteção de imóveis, a concertina é produzida com aço e impede qualquer possibilidade de arrombamento ou cortes e riscos de retirada por invasores.

Proveniente da evolução dos arames farpados, este método de segurança de perímetro é originário de práticas militares que utilizavam a concertina no controle de proteção de limites de fronteiras.

A busca por equipamentos que previnam invasões têm crescido no Brasil devido ao aumento na taxa de arrombamentos em residências pelo país.

Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio de controle dos RDOs (Registros Digitais de Ocorrência), o número de roubos a casas aumentou no primeiro trimestre de 2021 em relação aos dois anos anteriores.

A avaliação dos dados permitiu a conclusão de que, graças à redução no trânsito de pessoas pelas regras impostas pela pandemia, os roubos a transeuntes diminuíram cerca de 52% enquanto os crimes de oportunidade, ou furtos contra o patrimônio, deram saltos de 83% em relação à 2019 e 2020.

Por essas e por outras, não convém adiar a segurança dos seus imóveis, não é?

Para proteção adequada de patrimônios imobiliários, a concertina é uma opção de custo baixo e completamente útil, além de especialmente necessária a muros baixos (inferiores a 2,5m).

Somente por sua estrutura arredondada e inviolável, a concertina desestimula até mesmo a tentativa de invasão por sua evidente capacidade de inibição e pela grande dificuldade de ser burlada.

Quer conhecer um pouco mais sobre este método de segurança patrimonial?

Afinal, o que é a concertina?

As concertinas são espirais confeccionadas em aço galvalume – uma combinação de aço revestido, alumínio e proteção galvânica de zinco, união que oferece excelente resistência à corrosão em atmosferas marinhas e industriais e completa inviabilidade de ruptura. 

Inventado pela empresa Bethlehem Steel em 1972, o aço galvalume é uma liga de aço com 45% de zinco e 55% de alumínio, o que assegura à concertina forte capacidade de proteção e baixa probabilidade de remoção sem equipamentos adequados e tempo.

Ao ser forjada, a concertina fica na forma de uma cerca em espiral, composta por lâminas pontiagudas e altamente cortantes nas mais variadas direções.

Sua estrutura resistente e rigorosa, a transformou numa das barreiras físicas mais competentes da atualidade por sua alta capacidade de inibição, baixíssima necessidade de manutenção e alta viabilidade.

Divididas em três tipos, as concertinas podem ser:

Simples

Modelo tradicional da concertina, é composta por um arame em espiral com espaços abertos variando de 15 a 20 centímetros. Esta versão é ideal para áreas de baixa a média proteção, como imóveis residenciais.

Clipadas

Semelhantes às tradicionais, as concertinas clipadas diferem em seus espirais: unidos em quatro pontos, eles permitem maior fechamento da cerca e aumentam a segurança. Indicadas para áreas que necessitam de média a alta proteção, como lojas, centros comerciais e empresas, ela é altamente eficiente.

Flats

As concertinas flats são parecidas com as clipadas, contudo, possuem uma característica que faz a diferença: com formato achatado, reduzem a área ocupada pela cerca. Esta versão é utilizada em áreas que exigem de baixa a alta segurança, sendo mais indicadas a espaços com capacidades menores de instalação.

Eletrificadas

Esta é uma concertina tradicional, com fios embutidos que emitem ondas de choque. Com um reforço maior à segurança com a união da eletricidade, este tipo de concertina pode ser instalada com alta capacidade de proteção.

A concertina é um método de segurança acessível e versátil

Além de barreiras físicas muito competentes, as concertinas funcionam como uma forte barreira psicológica, uma vez que sua instalação, à vista e impressionante, desestimula tentativas de arrombamento.

Ao optar pela instalação da concertina DIVS, você conta com os melhores materiais do mercado e soma vantagens na sua estrutura de segurança com baixo investimento, instalação e manutenção simples, redução real em riscos de arrombamento e fator estético adequado.

Além disso, o cálculo que considera o perímetro de muro ou cerca a ser coberto é estruturado para que fatores que influenciam na quantidade de lâminas para a instalação da concertina sejam eficazes, como o diâmetro da espiral e a quantidade de voltas na porção do perímetro, para que lacunas perigosas não prejudiquem sua funcionalidade.

Quer garantir a segurança de seu patrimônio?

Invista na concertina DIVS.

Menu