Quem nunca teve algum transtorno por que o celular ou o computador parou de funcionar de repente? Sabemos que é fundamental fazer uma manutenção preventiva para que nossos aparelhos eletrônicos estejam sempre funcionando perfeitamente.
Com os sistemas de segurança, é a mesma coisa. Se não ficarmos de olho, em algum momento, eles podem apresentar algum problema ou falha técnica e, normalmente, isso acontece na hora em que mais precisamos deles.
Para evitar exposição a riscos desnecessários, é importante fazer uma manutenção de segurança periódica em todo o sistema.
Quer acabar com os problemas de segurança em sua residência ou condomínio? Entenda o porquê a manutenção de segurança é importante e veja 4 motivos para adotar esse procedimento.
O que é manutenção de segurança?
A manutenção de segurança visa identificar problemas que possam ocasionar falhas em um sistema de segurança, seja alarme, portaria remota ou outros, tais como não acionamento do alerta, falha nos controles de acesso, sensores ou câmeras.
Seu objetivo principal é agir preventivamente para que nada aconteça, no entanto, caso algum dispositivo não esteja funcionando corretamente, ela ajuda a detectar e corrigir o problema com mais agilidade.
Com que frequência deve ser feita a manutenção de segurança?
Não há um prazo definido para a realização deste procedimento, pois depende muito de qual é o sistema de segurança, os equipamentos envolvidos e o número de instalações de cada local.
Em ambientes mais complexos, como é o caso dos condomínios de grande porte, é recomendado que a manutenção de segurança seja feita quinzenalmente, já em residências, ela pode ser feita pelo menos a cada três meses.
Com isso, vem a importância de ter um projeto de segurança personalizado. Com a visita técnica, os especialistas conseguem determinar a frequência mais adequada ao seu ambiente.
4 motivos para realizar uma manutenção de segurança preventiva
Já deu para notar que este é um procedimento indispensável para garantir total segurança em seu edifício ou casa. Mas se você ainda não tem tanta certeza assim, aí vão mais 4 motivos para realizar uma manutenção de segurança.
1. Redução de custos
Como foi dito anteriormente, o objetivo da manutenção de segurança é evitar que problemas maiores aconteçam. Dessa forma, será possível, reduzir custos operacionais e diminuir o tempo de manutenção, caso seja necessário fazer algum reparo.
2. Aumento da vida útil dos equipamentos de segurança
A troca dos equipamentos pode ser demorada e, obviamente, isso gera impactos no funcionamento do sistema, mas com a manutenção preventiva, os componentes durarão mais tempo e não precisarão de substituição com tanta frequência.
3. Ter um sistema de segurança mais eficiente
Um sistema de segurança possui as ferramentas necessárias para coibir ações de criminosos e outros incidentes. Ao praticar a manutenção preventiva, você garante que essas ferramentas estejam funcionando sempre de forma correta, reduzindo consideravelmente as chances de ter alguma ocorrência.
4. Elevar a qualidade de vida das pessoas
Como todos nós sabemos, a segurança é um fator determinante para elevar a qualidade de vida da população, então, este último item se aplica não apenas a quem frequenta o local com o sistema de segurança, mas a toda a comunidade.
Veja um exemplo: ao adquirir as câmeras de vigilância, você estará contribuindo para alavancar não só a sua segurança, mas, também, de todas as pessoas ao seu redor.
Por essa razão, é importante efetuar as manutenções de segurança no tempo certo e com o apoio de profissionais especializados.
Por que escolher a DIVS como sua empresa de segurança?
Não medimos esforços, sempre investindo para oferecer os equipamentos mais avançados e profissionais qualificados para realizar sua instalação e manutenção de segurança sempre que for necessário.
Os serviços de portaria remota, por exemplo, incluem a manutenção preventiva, mas caso haja alguma falha técnica inesperada, nossa equipe estará sempre pronta e resolverá o problema rapidamente — no prazo de até 3 horas!
Então, se você deseja ter uma residência ou condomínio mais seguros sem aumentar os custos de infraestrutura e manutenção, invista sempre nesta alternativa!